sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Blogs como ferramenta de aprendizagem nos processos de autoria


O  tema da 3ª unidade é bastante interessante. Blogs. O quê? Para quê? Como?
Os blogs com sua caracterização de diários digitais fazem parte dos processos de autoria, pois toda atividade escrita é uma produção. ”Todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer. Tudo o que é dito, é dito por alguém” (BEAUCLAIR, 2008. P,40) Por isso qualquer pessoa que se prontifica a escrever qualquer coisa em qualquer gênero textual torna-se autor. E autor de sua própria história. ”Nós somos a personagem principal” desta história. “Nós temos, às vezes tendência a escrever as coisas não como elas são, mas como deveriam ser” (SCHITTINE, 2004. apud RAMOS, ARRIADA, FIORENTINI, 2009. p, 107). E o que é muito interessante nesses processos de autoria é que nós conseguimos avançar a partir de nossos próprios erros, contradições, ou seja, o processo de aquisição da consciência fica cada vez mais aprimorado. É neste sentido que o texto aborda o desenvolvimento dos processos cognitivos. Este é o ponto que considero muito importante no texto, estamos aprendendo como acontece a aprendizagem, do ponto de vista dos processos mentais, como se estrutura o pensamento. Como se aprende cada pessoa a partir de um texto digital. Recordo-me da experiência ao digitar o meu texto para este blog: o pensamento fluía a partir de cada palavra digitada. Para mim, esta experiência é fantástica!
Referências:
RAMOS, Edla. ARRIADA, Mônica. FIORENTINI, Leda. Introdução à educação digital. Proinfo Integrado. Guia do Cursista. 2ªedição. Brasília-DF, 2009.
BEAUCLAIR, João. Ensinar é acreditar. Rio de Janeiro-RJ. Wak Editora, 2008.

Um comentário:

  1. Olá Márcia, parabéns pela dicussão no fórum e também por colcar a temática, aqui no seu blog. E ralmente, o blog nos permite a autoria, a comunicação, a interatividade, com trocas de experiências, isso é muito importante para o sucesso de nosso trabalho!
    Abraços!

    ResponderExcluir